sexta-feira, 10 de junho de 2011

Palestra "O estudo é a Cura" com Jankiel, o Chiquinho

                    Jankiel Francisco Cláudio, o Chiquinho integrante do Grupo Poetas Divilas proporcionou uma manhã de conhecimento, conscientização e exemplo de cidadania não só para os adolescentes do projeto geração protagonista, mas também a todas as crianças que freqüentam a Associação Criança Feliz no turno da manhã.
                     Foi um bate papo a respeito da história do Hip-Hop e o que essa arte reflete de forma positiva na vida das pessoas e linkou com a educação e o meio ambiente.  
                     Fala da sua experiência de vida e que nenhum obstáculo impediu que  desistisse dos seus objetivos e sonhos. Mostrando que eles podem SIM fazer diferente e construir um mundo mais justo e com cidadania.

                     Muito obrigado Jankiel que junto com seu grupo Poetas Divilas estão disseminando uma sementinha de paz, amor, cidadania, perspectiva de vida por onde vocês passam. Modelos positivos como vocês, fazem muita diferença na vida dos adolescentes e crianças da nossa comunidade.

Manoela Brito Scopel

quinta-feira, 2 de junho de 2011

TRABALHO MARAVILHOSO

                O mês de abril e maio foi repleto de  discussões e reflexões sobre um tema bastante pertinente:CIDADANIA.
                Dialogamos sobre diversos temas como:  meio ambiente,  questões relacionadas à
saúde, direitos humanos, família, sexualidade, cultura da paz,  direitos e deveres de cada um, etc.......Além disso desafiei os grupos a pensar em uma atitude que faça a diferença na sociedade em que vivem, onde através dessa atitude as pessoas possam aprender  algo.               
           Um dos grupos sugeriu a construção de um vídeo sobre alguma temática, o que foi proposto aos outros grupos e aceito. A partir daí cada grupo escolheu uma temática (Habitação, Recursos da Comunidade, Trânsito e Cidadania e História da Instituição Associação Criança Feliz).
            Escolhido as temáticas, foi discutido o que podemos falar sobre cada  tema e no que esse tema pode ajudar a comunidade. Os adolescentes tiveram  espaço para expor seus pensamentos e idéias, fizeram pesquisa na internet,  visitas técnicas, tiveram contato e entrevistas com pessoas da comunidade, tudo isso para instrumentalizá-los para a construção do vídeo.
           O papel do coordenador é estimular e coordenar a organização da ação, através de um planejamento e construção de um roteiro que contemple distribuição de tarefas, levantamento do material, tempo necessário, busca de apoios, contatos telefônicos, entre outros.

           Esse trabalho possibilitará aos adolescentes perceberem o espaço da comunidade em que vivem, as possibilidades de interferir positivamente na mesma, se sentindo co- responsáveis por este espaço, tornando-o mais significativo, estimulando a capacidade de criação, organização e planejamento, além de interagir com a comunidade.
          Esse trabalho também estimulará este grupo o trabalho em equipe, criatividade, comprometimento, responsabilidade, entre outros.
           Logo logo será postado o vídeo para vocês conhecerem o trabalho maravilhosos que esse grupo de jovens estão realizando.
       

Beijos
Manoela N. de Brito Scopel